quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Caros Amigos e Amigas,

Cumprimento e agradeço todos por nosso agradável convívio nesse ano.
Seguimos em merecidas férias e voltamos em fevereiro.
Nosso objetivo foi a indicação de estudos de qualidade disponíveis na internet, com absoluto respeito aos direitos autorais.
Em 2013 convido todos para publicarmos breves pensamentos neste espaço (blog), o que espero também fazer. 
Por exemplo, a falta de reflexão no Direito e a repetição infinita da mesma ideia, livros que são resumos de outros resumos de livros (...), apesar de sua utilidade para fins específicos e limitados não pode se tornar um paradigma.
O Professor tem o dever de formar e não de somente "informar", compete-lhe ensinar os alunos ao questionamento e compreensão científica do tema e não um sistema de respostas herméticas, prontas, nas quais se repete a resposta sem preocupação com seus fundamentos - se está certo, pouco importa a razão.    
Conversava com meu irmão Marcos, Professor e Procurador Federal, e ele me indagava que com tantos cursos de Direito no Brasil deveríamos ter a melhor produção acadêmica do mundo, todavia, no momento, isso não tem ocorrido.
Ontem o Prof. Ricardo Dip, em palestra na Escola Paulista da Magistratura, encantou-nos com seu pensamento reflexivo, propositalmente incompleto e instigante. O Dr. Dip com seus profundos conhecimentos jurídicos e ímpar cultura, aproxima Direito, Filosofia e Poesia, optando pela incerteza em abandono às certezas inconsistentes.
É necessário se lançar, ampliar os conhecimentos, desafiar a finitude de nossa vida terrena; o Direito é um ótimo caminho para objetivos maiores do ser.
Grande abraço,


Marcelo      





domingo, 2 de dezembro de 2012


Caros Alunos do Mestrado em Direito da Uninove,

Segue indicação de textos existentes na internet. A bibliografia é a já indicada acerca dos temas em aulas anteriores.

Abraços,


Marcelo



13ª aula - Solidariedade e fraternidade aplicadas ao desenvolvimento sustentável.


Estudo 01.
Estudo 02.
Estudo 03.
Estudo 04.
Estudo 05.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Caros Alunos da EPM,

Segue a sugestão de estudos acerca do tema de Registro Imobiliário.

Estudo 01.
Estudo 02.
Estudo 03.
Estudo 04.

Abraços,


Marcelo